sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Obrigada!



Obrigada mesmo! :3

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Execução do Casal Julius e Ethel Rosemberg


Julius Rosenberg (12 de maio de 1918 – 19 de junho de 1953) e Ethel Greenglass Rosenberg (25 de setembro de 1915 – 19 de junho de 1953) foram judeus comunistas estadunidenses que foram executados em 1953 após serem condenados por espionagem. As acusações foram em relação à passagem de informações sobre a bomba atômica para a União Soviética. A execução deles foi a primeira de civis por espionagem na História dos Estados Unidos.

Lançamento do Satélite Sputnik


Sputnik (Спутник - Satélite), foi a primeira série de satélites artificiais Soviética, concebida para estudar, as capacidades de lançamento para o espaço de cargas úteis e o estudo da ausência de peso e da radiação sobre os organismos vivos. Serviu também para estudar as propriedades da superfície terrestre com vista à preparação do primeiro voo espacial tripulado.
O Sputnik foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 no Soviet Union's rocket testing facility atualmente conhecido como Cosmódromo de Baikonur no deserto próximo a Tyuratam na Cazaquistão; o programa que o lançou chamou-se Sputnik I.

Vôo da espaçonave vostok 1


Vostok I rene foi a primeira missão do programa Vostok, o primeiro projeto tripulado do programa espacial soviético. O cosmonauta foi Yuri Gagarin, que tornou-se com este vôo o primeiro homem no espaço. A missão foi lançada do Cosmódromo de Baikonur, e ocorreu em 12 de abril de 1961.
Vostok I - 12 de abril de 1961 - Yuri Gagarin - Esta missão colocou o primeiro ser humano no espaço. A missão foi lançada do Cosmódromo de Baikonur e executou uma órbita da terra na altitude de 315 km. A carga da nave incluia equipamento de suporte a vida, rádio e televisão para monitorar as condições do cosmonauta. Nesta missão, Gagarin proferiu a famosa frase: "A Terra é azul!".

Pouso da missão espacial Apolo 11


A primeira viagem tripulada à Lua teve seu início no Complexo de Lançamento 39, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida com o lançamento da Apollo 11 às 9:32hs da manhã.(EDT) do dia 16 de Julho de 1969.
A espaçonave da Apollo alcançou a órbita terreste após 11 minutos do seu lançamento. Após uma orbita e meia os astronautas começaram a sua viagem à Lua. Esta foto da Terra foi tomada à 98.000 milhas, durante a injeção translunar da Apollo 11 no dia 16 de Julho. São visíveis a maioria da África e partes da Europa e Ásia.
"O que é um pequeno passo do homem, é um grande salto para a humanidade." Às 22:56 hs do dia 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong é o primeiro ser humano à tocar a superfície da Lua. Esta imagem foi observada por pessoas do mundo inteiro. As imagens foram tomadas pela câmera de superfície da Apollo.

Fim da crise dos mísseis de Cuba


A crise dos mísseis de Cuba ocorreu em 1962, foi um dos momentos de muita tensão na Guerra Fria.
A crise começou quando os soviéticos instalaram mísseis nucleares na Turquia em 1961, e a invasão de Cuba pelos estados-inidenses. No mesmo ano foram instaladas mísseis nucleares em Cuba. Os EUA divulgaram fotos de um vôo secreto em Cuba, mostrando cerca de 40 siclos para abrigar mísseis nucleares, e houve uma grande tensão entre as duas super-potências, pois uma guerra nuclear logo aconteceria.
Na década de 1960, os EUA e URSS criaram um acordo que proibia os testes nucleares na atmosfera. Em 1968, as duas super-potências e mais 58 países aprovaram o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.

Proclamação da República Popular da China


De 21 a 30 de setembro de 1949, realizou-se a I Sessão Plenária da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e dela participaram representantes dos diversos partidos, grupos e círculos sociais e democratas sem filiação partidária. Nessa ocasião foi elaborado o Programa Comum, que desempenhou a função da Constituição Provisória, e se elegeu o Conselho do Governo Popular Central da República Popular da China, com Mao Zedong como Presidente e Zhou Enlai como Primeiro Ministro do Conselho Administrativo do Governo e Ministro das Relações Exteriores. Em 1 de outubro de 1949, se reuniram 300 mil habitantes de Beijing na Praça Tian'anmen para a proclamação da república. Mao Zedong proclamou solenemente de cima da tribuna presidencial de Tian'anmen a República Popular da China.

Criação do Pacto de Varsóvia


A 14 de maio de 1955, sete países do Leste Europeu reagiram ao ingresso da ex-Alemanha Ocidental na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e fundaram o Pacto de Varsóvia, liderado pela União Soviética.
O Tratado de Amizade, Cooperação e Ajuda Mútua do Leste, ou Pacto de Varsóvia, conforme o nome da cidade onde foi assinado, foi uma reação à inclusão da Alemanha Ocidental – a Oriental era controlada pelos soviéticos – na Otan.
O Tratado de Amizade, Cooperação e Ajuda Mútua do Leste, ou Pacto de Varsóvia, conforme o nome da cidade onde foi assinado, foi uma reação à inclusão da Alemanha Ocidental – a Oriental era controlada pelos soviéticos – na Otan.

Criação da OTAN


No dia 4 de abril de 1949, foi assinado o acordo que criava a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Entre os países fundadores, estavam os Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e outros nove aliados. A aliança militar ocidental previa a cooperação na área de segurança e concedia garantias mútuas de não-agressão.
Um dos objetivos da organização foi coletivizar a defesa, para que não se tornasse assunto nacional e sim de interesse regional. A aliança militar, entretanto, não se restringiria a assuntos bélicos. Previa, também a cooperação nas áreas econômica e cultural, englobando os projetos de "peace keeping" e "peace support", para garantir a paz duradoura.

A construção do Muro de Berlim


Em 13 de agosto de 1961, guardas da RDA começaram a fechar com arame farpado e concreto a fronteira que separava as partes oriental e ocidental de Berlim, bem como Berlim Ocidental do território da Alemanha Oriental.
A abrangência do fato, porém, só ficou clara quando o dia amanheceu. A República Democrática Alemã (RDA) dera início à construção de um muro entre as duas partes de Berlim, cortando o acesso de 16 milhões de alemães ao Ocidente. "A fronteira em que nos encontramos, com a arma nas mãos, não é apenas uma fronteira entre um país e outro. É a fronteira entre o passado e o presente", era a interpretação ideológica do governo alemão-oriental.